Destaque

6/Destaque/ticker-posts

Enem 2025 reúne 3,5 milhões de participantes no primeiro dia de provas

Aplicação ocorreu sem incidentes e trouxe aumento de 11% nas inscrições; redação abordou o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

Porto Velho, RO - O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 reuniu cerca de 3,5 milhões de participantes, o equivalente a 73% dos 4,8 milhões de inscritos. A prova, aplicada neste domingo (9), transcorreu sem intercorrências relevantes, segundo o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o gabarito oficial será divulgado na próxima quinta-feira (13). Ele destacou que todos os malotes chegaram aos locais de aplicação, distribuídos em 1.805 municípios e 11.791 locais de prova, envolvendo mais de 300 mil profissionais.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, ressaltou as novas medidas de segurança, como o uso de detectores de metal em todas as salas, o que, segundo ele, “garantiu maior controle e confiabilidade ao exame”.

No primeiro dia, os candidatos resolveram questões de linguagens, ciências humanas e redação, que teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Para Camilo Santana, o assunto reflete a realidade de um país que está envelhecendo e precisa de políticas públicas voltadas à terceira idade.

As provas continuam no próximo domingo (16), com ciências da natureza e matemática. Já a reaplicação está prevista para os dias 16 e 17 de dezembro, atendendo participantes afetados por problemas logísticos, doenças infectocontagiosas ou desastres naturais.

Uma das novidades deste ano é o retorno do Enem como meio de certificação do ensino médio, beneficiando mais de 98 mil estudantes. Além disso, o exame adotou pela primeira vez a metodologia testlet, que agrupa questões por contexto.

Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30.

Postar um comentário

0 Comentários