
Medida tende a reduzir custos do sistema de saúde, ao prevenir procedimentos e internaçõe(Foto: Rogério Capela - PMC)
Porto Velho, RO - A deputada Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação 15115/2025 ao governo do estado de Rondônia para que o Implanon, contraceptivo subdérmico de longa duração, passe a ser ofertado às mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Itapuã do Oeste. A iniciativa busca ampliar o planejamento familiar e fortalecer ações de saúde preventiva no município.
A parlamentar explica que a proposta segue o princípio constitucional que assegura a saúde como direito de todos. Ela destaca que o Implanon tem eficácia comprovada e contribui para evitar gestações não planejadas. “A ampliação do acesso a métodos modernos é essencial para o exercício da maternidade responsável e para a promoção da saúde integral”, afirma.
Parlamentar apresentou indicação ao governo do estado (Foto: Thyago Lorentz l Secom ALE/RO)Segundo Ieda Chaves, o município enfrenta limitações estruturais na oferta de contraceptivos de longa duração. Para ela, o envio do Implanon pode reduzir desigualdades e reforçar a atenção básica. “A disponibilização do implante melhora o atendimento às mulheres, otimiza ações preventivas e contribui para o bem-estar familiar”, diz.
Saúde da mulher
A deputada acrescenta que a medida tende a reduzir custos do sistema de saúde, ao prevenir procedimentos e internações que acontecem por causa de gestações não planejadas. Na avaliação dela, a iniciativa fortalece políticas públicas voltadas à saúde da mulher.
A iniciativa busca ampliar o planejamento familiar e fortalecer ações de saúde preventiva no município (Foto: Ygor Abreu)A indicação segue em análise pelo Executivo que avaliará a viabilidade orçamentária da proposta. O pleito veio do A Indicação segue em análise pelo Executivo que avaliará a viabilidade orçamentária da proposta. O pleito veio do prefeito Nei Martins (Avante) e do vereador Serginho Veterinário (PSD).
Texto: Etiene Gonçalves I Jornalista
Fotos: Thyago Lorentz l Secom ALE/RO, Ygor Abreu e Rogério Capela I PMC

0 Comentários