Destaque

6/Destaque/ticker-posts

Governo Federal investe R$ 91,9 milhões para fortalecer a saúde pública em Rondônia


Recursos do Novo PAC Seleções 2 vão garantir novas unidades de saúde, equipamentos modernos e ampliação do atendimento especializado no estado.

Porto Velho, RO - O Governo Federal anunciou um grande investimento para reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia. Através do Novo PAC Seleções 2, o estado será contemplado com R$ 91,9 milhões em recursos destinados à construção e modernização de unidades básicas de saúde (UBSs), compra de equipamentos e ampliação dos serviços de atendimento. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em evento realizado em Juazeiro (BA).

Com o investimento, Rondônia receberá 203 novas obras, veículos e equipamentos, incluindo seis novas UBSs e dez unidades odontológicas móveis. Além disso, 77 conjuntos de equipamentos serão utilizados para estruturar unidades básicas e 56 kits de teleconsulta vão modernizar o atendimento médico à distância, permitindo que a população tenha acesso a especialistas sem precisar se deslocar grandes distâncias.

O Novo PAC Saúde integra o programa Agora Tem Especialistas, que tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. A iniciativa reforça a atenção primária, diminuindo a sobrecarga nos hospitais e promovendo um atendimento mais ágil e humanizado.

De acordo com o ministro Alexandre Padilha, o projeto representa “um mutirão nacional de dignidade”. Ele destacou que o sonho do presidente Lula de garantir atendimento rápido e de qualidade está se tornando realidade: “Estamos colocando fim às filas que por anos condenaram o povo a esperar por atendimento.”

No total, o programa prevê 800 novas UBSs em todo o país, 7 mil salas de teleconsulta, 400 unidades odontológicas móveis, além de 46 policlínicas e 130 Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Em Rondônia, a capital Porto Velho será contemplada com a construção de uma nova policlínica e dois novos CAPS, ampliando o acesso à saúde mental e ao atendimento especializado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) também será beneficiado com 51 novas ambulâncias no estado — 45 para expansão da frota e 6 para substituição de veículos antigos. O objetivo é universalizar o atendimento móvel de urgência, levando mais qualidade e agilidade aos socorros em todo o território rondoniense.

Desde 2023, mais de 2.400 ambulâncias já foram entregues pelo governo em todo o país, e o novo investimento reforça a meta de modernizar a rede pública de saúde. Para Rondônia, isso significa melhor atendimento, mais infraestrutura e valorização do serviço público, beneficiando milhares de famílias em todas as regiões.

Da Redação

Postar um comentário

0 Comentários