Destaque

6/Destaque/ticker-posts

Direita mobiliza 80 mil em atos de 7 de Setembro, mas dá munição ao governo Lula



Porto Velho, Rondônia - As manifestações da direita neste domingo (7) reuniram mais de 80 mil apoiadores no Rio de Janeiro e em São Paulo, superando em larga escala a mobilização da esquerda, que atraiu apenas 8,8 mil pessoas na Praça da República, em SP.

Apesar da demonstração de força, o evento acabou marcado por polêmicas: em plena avenida Paulista, bolsonaristas desfilaram com uma bandeira gigante dos Estados Unidos. O gesto foi explorado por aliados do presidente Lula (PT), que usaram as redes sociais para questionar a “fidelidade” dos apoiadores de Jair Bolsonaro à soberania nacional.

Postagens de petistas como Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias viralizaram ao comparar a cena da bandeira americana em São Paulo com a do desfile oficial em Brasília, onde a bandeira brasileira foi protagonista.

Até aliados de Bolsonaro evitaram associar sua imagem à polêmica. O governador Tarcísio de Freitas (SP), por exemplo, não publicou fotos da bandeira estrangeira. Já em Recife, apoiadores levaram às ruas um boneco gigante de Donald Trump, reforçando as críticas.

Outro destaque foi a mudança de discurso: se antes bolsonaristas falavam em anistia apenas para os presos de 8 de janeiro, agora deixaram claro que o objetivo é anistiar também o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O movimento pressiona o presidente da Câmara, Hugo Motta, que, no entanto, já indicou não pautar o tema antes do julgamento da ação penal do golpe.

Fonte: g1 e GloboNews

Postar um comentário

0 Comentários