Destaque

6/Destaque/ticker-posts

Marronzinho leva a força da Amazônia preservada ao Arraial Flor do Maracujá 2025


Boi-Bumbá Marronzinho vai levar para o Arraial Flor do Maracujá uma importante mensagem de conscientização ambiental

Porto Velho, RO - O Arraial Flor do Maracujá, promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), acontece de 1º a 10 de agosto, no Parque dos Tanques, em Porto Velho, reunindo tradição, cultura e a força das manifestações populares. Entre os destaques da arena, está o Boi-Bumbá Marronzinho, que chega com o tema “Mo’â – Amazônia Preservada”, trazendo uma importante mensagem de conscientização ambiental.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou o evento como símbolo da identidade rondoniense. “O Flor do Maracujá é um orgulho para Rondônia. As apresentações fortalecem o folclore, além de despertar a consciência da população sobre a importância da Amazônia para o futuro do planeta.”

Fundado em 3 de junho de 2005, na Vila Tupi, o Marronzinho nasceu como uma brincadeira de criança e se transformou em um símbolo da cultura popular. De caráter social e cultural, o boi é formado hoje por 240 brincantes e uma equipe diretiva de 12 membros, além de 23 coordenadores. Os ensaios, realizados as segundas, quartas e sextas-feiras, às 20h, na sede da associação, são um retrato da dedicação da comunidade em manter viva essa tradição.

Segundo a presidente da agremiação, Rosilene Borges, o tema deste ano vai além do espetáculo. “”Com Mo’â , Amazônia Preservada”, o Marronzinho traz para a arena um alerta sobre os desafios ambientais que estamos enfrentando. Somos parte dessa luta e queremos chamar a atenção para a importância da preservação da floresta, da vida e da cultura dos povos da Amazônia. Mais do que um tema é um compromisso que carregamos em nossas cores e em nosso coração”, destacou.

O Marronzinho já conquistou espaço na história do arraial, sendo campeão em 2023 e premiado em diversas categorias

TRADIÇÃO FOLCLÓRICA


O Marronzinho já conquistou seu espaço na história do Arraial Flor do Maracujá, sendo campeão em 2023 e premiado em diversas categorias. Em 2025, a agremiação reafirma sua missão de ser porta-voz da tradição folclórica e da consciência ambiental, unindo a força da cultura popular ao grito de preservação da Amazônia, o maior patrimônio natural do Brasil e do mundo.

O secretário da Sejucel, Paulo Higo Ferreira, ressaltou a importância do papel social do festival. “O Arraial Flor do Maracujá é um espaço de valorização da nossa cultura, mas também de reflexão. O Marronzinho tem um histórico de levar temas relevantes para a arena, e este ano, reforça a defesa da Amazônia, algo que nos representa como estado e como povo”, declarou.

Postar um comentário

0 Comentários