
Obras de ampliação da UTI do Hospital Regional de Vilhena seguem em andamento, espaço passará de 17 para 27 leitos
O Hospital Regional Adamastor Teixeira Vieira, em Vilhena, recebeu a visita institucional do governo de Rondônia, na quinta-feira (3). A ação reuniu autoridades locais, parlamentares e representantes do executivo estadual para acompanhar o atendimento à população e o andamento das obras de ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital, que antes estava sob a gestão do município, agora é administrado pelo estado, por meio de um acordo firmado em abril deste ano.
A visita foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A unidade, que atende pacientes de todo o Cone Sul, agora faz parte oficialmente da rede hospitalar do estado. A Unidade de Terapia Intensiva, que antes possuía 17 leitos, passará a contar com 27 no total. A Ala 1 do setor, que anteriormente tinha 10 leitos, será ampliada para 20, incluindo dois leitos de isolamento. As obras foram iniciadas em 28 de março de 2025.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a visita representa mais um passo concreto no processo de descentralização dos serviços públicos e fortalecimento da rede hospitalar nos municípios. “Estamos investindo em hospitais e no atendimento médico para garantir que os serviços cheguem com eficiência à população de todas as regiões”, salientou.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Ribeiro, reforçou a importância da regionalização da saúde. “Assumir a gestão do hospital de Vilhena é uma ação estratégica. Além de garantir mais estrutura para a região, estamos dando mais agilidade às decisões e fortalecendo o atendimento com integração plena à rede estadual de saúde”, afirmou.
INVESTIMENTOS
Com a mudança na gestão, o governo de Rondônia também passou a cobrir os custos dos serviços hospitalares oferecidos na unidade. Apenas entre janeiro e abril de 2025, o estado transferiu ao município de Vilhena a quantia de R$ 23.275.651,92 milhões, referente a programas como Leitos UTI, Hemodiálise, Mais Saúde e Conexão Saúde. Para o período de maio a dezembro de 2025, estão previstos repasses que totalizam R$ 54.146.178,56 milhões.
ATENDIMENTOS
Em 2024, o Hospital Regional Adamastor Teixeira Vieira registrou cerca de 15 mil internações, com a taxa de ocupação dos leitos variando entre 40% e 95%. No mesmo período, foram realizados 8.817 atendimentos no pronto-socorro geral e mais de 9 mil no pronto-socorro obstétrico. Entre os procedimentos realizados, destaca-se a realização de 75 cirurgias de artroplastia de quadril, possibilitadas pelos recursos que o governo de Rondônia repassa mensalmente. Essa iniciativa garantiu atendimento especializado a pacientes que aguardavam pelo procedimento, reforçando o compromisso com a ampliação do acesso à saúde pública de qualidade.
0 Comentários