Destaque

6/Destaque/ticker-posts

Brasil taxará produtos dos EUA se EUA taxarem os do Brasil, reitera Lula

Lula disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realiza "bravatas" e que ele está isolando os EUA do mundo


© <p>Getty Images</p>

Porto Velho, RO - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reiterou nesta quarta-feira, 5, que o Brasil vai taxar os produtos dos Estados Unidos, se o país da América do Norte taxar os produtos do Brasil: "É lógico. É o mínimo de decência um governo utilizar a reciprocidade."

Em entrevista às rádios Itatiaia, Mundo Melhor e BandNewsFM BH, de Minas Gerais, na manhã desta quarta, Lula disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realiza "bravatas" e que ele está isolando os EUA do mundo.

"Tem um tipo de político que vive de bravata. O presidente Trump fez a campanha dele assim. Tomou posse e já anunciou ocupar a Groenlândia, anexar o Canadá, mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América, reocupar o Canal do Panamá. Sinceramente, nenhum país, por mais importante que seja, pode brigar com todo mundo todo o tempo", disse ele. "Os Estados Unidos estão se isolando do mundo", afirmou.

Segundo Lula, a Organização Mundial do Comércio (OMC) permite a taxação de até 35% para qualquer produto. "Para nós, o que seria importante seria os EUA baixar a taxação e nós abaixarmos a taxação, mas se ele ou qualquer país aumentar a taxação do Brasil, usaremos a reciprocidade e vamos taxar eles também", declarou.

Lula defendeu que os Brics tenham o direito de discutir uma eventual troca da moeda comum para as negociações, sem usar o dólar. "Os Brics significa praticamente metade da população mundial, metade do comércio exterior do mundo.

Nós temos o direito de discutir a criação de uma forma de comercialização que a gente não dependa só do dólar. Não foi o mundo ou a ONU que decidiu que o dólar seria a moeda, foi os EUA", afirmou.

O presidente disse que o mundo não pode ter "preocupação com as bravatas do Trump" e que os Estados Unidos precisam do mundo mais do que o mundo precisa dos Estados Unidos.

"É importante que a gente não tenha preocupação com as bravatas do Trump, que a gente discuta o que é importante para nós e para o mundo. Não é o mundo que precisa dos EUA, os EUA também precisam do mundo, precisam conviver harmonicamente com Brasil, México, China. Ninguém pode viver de bravata a vida inteira", declarou Lula. "Ele (EUA) não pode agora mudar do país que vendia a ideia da paz para o país que vende a ideia da provocação, da discordância", disse.

Fonte: Notícias ao Minuto

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

<center> <div class='metrike-responsivo'> <!-- ESPAÇO DA NOTÍCIA - 970X250 - GOV RO - COMPRA 01 [js] --> <script type="text/javascript"> var rnd = window.rnd || Math.floor(Math.random()*10e6); var pid850482 = window.pid850482 || rnd; var plc850482 = window.plc850482 || 0; var abkw = window.abkw || ''; var absrc = 'https://servedby.metrike.com.br/adserve/;ID=181570;size=970x250;setID=850482;type=js;sw='+screen.width+';sh='+screen.height+';spr='+window.devicePixelRatio+';kw='+abkw+';pid='+pid850482+';place='+(plc850482++)+';rnd='+rnd+''; document.write('<scr'+'ipt src="'+absrc+'" type="text/javascript"></scr'+'ipt>'); </script> </div> </center>