Alunos foram selecionados com base nos conhecimentos de geopolítica, fluência na língua inglesa e boa comunicação

Porto Velho, Rondônia -
O governo de Rondônia divulgou nesta sexta-feira (27), os três estudantes do 2º ano do ensino médio da Rede Pública Estadual de Ensino selecionados no Projeto Embaixadores do Brasil Central. O evento vai acontecer em Brasília, entre os dias 8 e 10 de outubro.

Os estudantes serão acompanhados durante o evento pelo servidor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Vanderlei Ferreira dos Santos. Os três alunos selecionados foram:Sofia Carolina Silva de Souza – EEEMTI Brasília (Porto Velho)Renato Dantas Rodrigues – EEEFM Cora Coralina (Cacoal)Stella Ayanna de Meira Santiago – EEEMTI Professor Alejandro Yague Mayor (Ji-Paraná)

O tema desta edição será ‘Diplomacia e Inovação’, cujo objetivo é estimular os estudantes a partir das experiências de outros países, a trazerem sugestões inovadoras para implementação de políticas públicas em suas realidades locais. Durante a experiência, os estudantes também participarão de uma agenda recheada de atividades imersivas, como visitas às embaixadas do Chile, China, Nova Zelândia, Portugal, Suíça, Suécia e Reino Unido.

SESSÕES EDUCATIVAS

Além das visitas às embaixadas, os estudantes também terão interações com especialistas e participarão de sessões educativas em um museu interativo no Setor Cultural Sul em Brasília e no Instituto Rio Branco, principal escola de formação de diplomacia do Brasil.



Projeto vai acontecer entre os dias 8 e 10 de outubro, em Brasília

De acordo com a coordenadora de Educação Básica da Seduc, Mariy Kathia, os três alunos foram selecionados com base nos conhecimentos de geopolítica, fluência na língua inglesa, boa comunicação, postura e comportamento disciplinar, e sobretudo, ser estudante do segundo ano do ensino médio de uma da rede estadual de ensino”, explicou.

Segundo a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, em Brasília eles terão a oportunidade de vivenciar atividades de diplomacia e inovação, que buscam proporcionar aos jovens um aprofundamento em temas relacionados a relações internacionais e desenvolvimento sustentável. “O impacto esperado do projeto vai além da experiência individual dos estudantes. A iniciativa busca inspirar mudanças nas políticas públicas regionais e incentivar a inclusão de diferentes perspectivas nas discussões diplomáticas”, destacou.

O Projeto Embaixadores do Brasil Central não só capacita os jovens participantes, mas também promove um novo entendimento sobre a importância da diplomacia e da inovação na busca por soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pelas comunidades locais.

DIPLOMACIA E INOVAÇÃO


Projeto busca soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pelas comunidades locais

O Projeto Embaixadores do Brasil Central é promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), que é formado pelos estados do Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e Distrito Federal. O consórcio foi criado em julho de 2015, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social dos seis estados consorciados mais o Distrito Federal, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas para assim tornar a região ainda mais competitiva.

Com auxílio de representantes de cada ente consorciado e eventuais parceiros institucionais, elabora e executa as ações, programas e projetos do Consórcio, principalmente nas áreas relacionadas à agropecuária, logística, empreendedorismo, inovação e processo de articulação internacional em fase inicial.

Fonte: Governo de Rondônia